Obesidade

A obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo e é classificada em indivíduos adultos de acordo com o índice de massa corpórea (IMC). Em crianças e adolescentes, a classificação de sobrepeso e obesidade a partir do IMC é arbitrária e o limite de normalidade é estabelecido por curvas de percentil do IMC, de acordo com a idade e o sexo, por meio de gráficos.

A prevalência da obesidade vem aumentando nas últimas décadas e a projeção é que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de indivíduos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões com obesidade.

A causa exata da obesidade é desconhecida, no entanto, há uma complexa relação entre fatores ambientais, comportamentais, influências culturais e predisposição genética.

A obesidade se desenvolve quando há um desequilíbrio entre o consumo e o gasto energético. No entanto, tem sido também associada a epigenética, aumento da idade materna, sono, desreguladores endócrinos, etc.

No tratamento de obesidade é fundamental o acompanhamento do paciente com uma equipe multidisciplinar que conte com um médico, nutricionista, psicólogo / psiquiatra e educador físico.